13.04.2018 - 16:43
Por Alexandre Acioli / Fotos: Celso Araújo
Ação atendeu mais de 200 pessoas no bairro Malaquias
O Programa Atitude foi divulgado na Ação de Impacto

O bairro do Malaquias, no Cabo de Santo Agostinho, foi a quarta comunidade do município a receber, este ano, a Ação de Impacto, promovida pelo Programa de Acolhimento a Usuários de Drogas e seus Familiares (Programa Atitude). Durante toda a manhã, moradores e usuários do programa foram atendidos com a emissão de documentos, exames de saúde, aula de zumba, consultoria jurídica, palestras e oficinas.

O objetivo da ação, segundo a secretária executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod), Márcia Ribeiro, é resgatar o exercício de cidadania, a partir da disponibilização de uma série de serviços à população, além de divulgar as atividades do Atitude para os usuários que estão nas ruas e o protagonismo daqueles que já são assistidos pelo programa.
O Atitude, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Sepod, atua na proteção às vítimas de violência e atendimento espontâneo aos usuários de crack, álcool e outras drogas, com atenção também direcionada aos familiares. Oferece cuidados de higiene, alimentação, descanso, atendimento psicossocial e faz com encaminhamentos direcionados para as redes SUS e SUAS e demais políticas setoriais.
Na ação desta sexta-feira (13), foram registrados mais de 250 atendimentos, entre eles, os de Gilberto Bezerra da Silva Júnior, 41 anos, e Emerson Batista de Santana Fonte, 30 anos, ambos assistidos pelo Programa. “O Atitude está fazendo a diferença na minha vida. O trabalho dos técnicos têm me ajudado bastante. Estou me recuperando e quero voltar para o mercado de trabalho”, comentou Emerson, que é técnico em máquinas elétricas e está sendo assistido pelo Atitude há dois meses.
Pedreiro desempregado, Gilberto Bezerra também foi em busca da carteira de identidade. “Graças ao Atitude, já tirei toda a minha documentação. Tenho sido bem assistido, recebo alimentação e apoio social. Graças ao Atitude estou reorganizando a minha vida”, afirmou Gilberto, que reside no bairro da Mustardinha, no Recife.
A Ação de Impacto também foi elogiada pela dona de casa Aline Isídio Nascimento. Moradora do bairro, ela levou dois filhos, de 12 e 11 anos, para tirar a carteira de identidade. “Eles precisavam do documento para participar dos jogos escolares e para viagens da escola. Aqui foi muito rápido, sem burocracia e sem precisar de agendamento”, comentou.
Os serviços foram disponibilizados nas dependências da Escola Municipal Vereador Edvaldo Martins e na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro. Numa tenda armada na rua, houve apresentações de um grupo de percussão e outro de street dance. No local, o artesão José Wilson de Moura, 31 anos, e o origamista Severino Machado, 50 anos, puderam expor os seus trabalhos (esculturas em barro e peças de origami). Os dois são assistidos pelo programa e estavam lá na condição de oficineiros, para o público interessado em aprender um pouco dos seus trabalhos.
As ações foram articuladas pelas equipes do Atitude nas Ruas do Cabo de Santo Agostinho e contaram com o apoio das equipes de Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, além de parceiros públicos (Governo do Estado e prefeitura) e privados.