Projeto Vida Aprendiz

O Projeto Vida Aprendiz surgiu da iniciativa do Governo do Estado em proporcionar de forma efetiva condições de acesso à profissionalização para os adolescentes do sistema socioeducativo e egressos das unidades de internação e semiliberdade da FUNASE. A base legal do Projeto fundamenta-se Estatuto da Criança e do Adolescente, no Decreto Estadual nº 41.695/2015, no Artigo 429 da Lei da Aprendizagem, no Artigo 227 da Constituição Federal, na Lei nº 12.594/2012 que institui e regulamenta o Sistema Nacional Socioeducativo, e nos termos da Lei Federal 10.097/2000

A finalidade principal deste Projeto é oferecer a oportunidade de profissionalização à adolescentes com idade entre 14 (quatorze) a 22 (vinte e dois) anos, nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual e nas empresas privadas.

Em 2016, o Projeto viveu seus primeiros 5 ( cinco meses) de atuação, obteve adesão dos jovens, também dentro dos equipamentos da FUNASE e principalmente junto aos equipamentos que executam as medidas socioeducativas em meio aberto, Centro de Referencia Especializada da Assistência Social – CREAS.

Nesse sentido, alcançou o cumprimento da meta em 172% (cento e setenta e dois por cento), chegando a ter 170 atendimentos e inserção como aprendizes de 49 jovens. Deste total, houve articulação para 181 encaminhamentos à Rede Socioassistencial - engajamento e acompanhamento em educação e profissional; 49 adolescentes/jovens foram contemplados em atividades de trabalho e também receberam acompanhamento pela equipe técnica; 02 voltaram a cometer atos infracionais; e nenhuma vítima de CVLI. Conforme dados abaixo.

Projeto Vida Aprediz

INDICADORES DE RESULTADOS META REALIZADO
Inserção de Jovens no Projeto 100 172
Atendimentos (individual, grupos, oficinas e visitas). 70 170
Jovens inseridos nas Empresas/Instituições públicas como Aprendizes 50 49
Estabelecimento de Parcerias (órgãos públicos e privados) 20 25
Reincidência (socioeducativo ou penitenciário) - 02
Vítimas de CVLI - 0

 

Mesmo com o resultado ainda recente, apenas 5 meses de atuação tem sido possível a verificação qualitativa de sua importância, bem como à sua inclusão como meta prioritária no Programa de Governo do estado, em dezembro do corrente ano.

Oficinas realizadas no Projeto

LOCAL TIPO DE OFICINA PÚBLICO
Sede Projeto Vida Aprendiz Apresentação para Equipe Técnica Coordenadores dos Casem
Sede Projeto Vida Aprendiz Apresentação para Equipe Técnica Técnicos dos Creas Recife
Creas Cabo Oficina Seleção Complexo Suape Jovens
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina seleção Ministério Público Jovens
Case Cabo Apresentação para Equipe Técnica Equipe Técnica
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz Jovens Creas Espinheiro
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz Jovens Creas Cordeiro
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz Jovens Ana Vasconcelos
Casem Harmonia Apresentação para Equipe Técnica Equipe Técnica
Casem Rosarinho Apresentação para Equipe Técnica Equipe Técnica
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz Jovens Creas Afogados
Creas Cabo Oficina Postura Profissional Jovens Creas Ipojuca e Cabo
Case Cabo Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz Jovens Case cabo
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz Jovens Creas Espinheiro
Creas Ana Vasconcelos Apresentação para Equipe Técnica Coordenadores e Técnicos dos Creas Recife
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz Jovens Creas Ana Vasconcelos
Case Santa Luzia Apresentação para Equipe Técnica Equipe Técnica
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina Postura Profissional Jovens Creas Espinheiro e Cordeiro
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz Jovens Creas Paulista
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina para Seleção Compesa - Olinda Jovens
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz Jovens Casem Rosarinho
Casem Areias Apresentação para Equipe Técnica Equipe Técnica
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz Jovens Creas Ana Vasconcelos
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz Jovens Creas Espinheiro
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina para Seleção AMPPE Jovens
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz Jovens Creas Afogados / Paulista
Case Santa Luzia Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz Jovens Case Santa Luzia
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz Jovens Creas Afogados
Casem Areias Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz Jovens Casem Areias
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz Jovens Casem Rosarinho
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina para Seleção Lafepe Jovens
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina para Seleção Lafepe Jovens
Case Jaboatão Apresentação para Equipe Técnica Equipe Técnica Case Jaboatão
Case Jaboatão Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz Jovens Case Jaboatão
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina Postura Profissional Jovens Casem Rosarinho
Creas Pauista Apresentação para Equipe Técnica Equipe Técnica Creas Paulista
Casem Jaboatão Apresentação para Equipe Técnica Equipe Técnica casem Jaboatão
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina para Seleção Compesa Jovens
Casem Jaboatão Oficina de Apresentação do Projeto Vida Aprendiz Jovens Case Jaboatão
Sede Projeto Vida Aprendiz Oficina para Seleção Compesa Jovens

 

 

Consideração Final


Romper o ciclo de violência e marginalidade a que estão expostos estes adolescentes requer esforço no sentido de identificar habilidades e potencializar competências básicas e específicas e, principalmente, estabelecer parcerias com outras instituições para a inserção desses jovens na sociedade.

Nesta direção, considerando as peculiaridades do público a ser atendido no projeto Vida Aprendiz, torna-se claro que a finalidade premente é de favorecer para o desenvolvimento e a qualificação pessoal e profissional dos adolescentes e jovens, de forma a resgatar a sua autoestima e autonomia cidadã, contribuindo para a redução do índice de reincidência nas trajetórias infracionais.

Na certeza de trocar as lentes e promover uma visão de mundo possível, onde o próprio jovem é potente a acessá-lo, é uma finalidade e um propósito mais amplo que o projeto deseja identificar em seus resultados. De um sonho impossível a um passo real para a sua concretização.

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