O Secretário

 

 

 

Roberto Franca Filho nasceu no Recife em 20 de maio de 1951. É formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE, 1974). Foi secretário de Gabinete do então senador Marcos Freire (1975-1978). De 1978 a 1980, atuou como secretário de gabinete na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Em 1980, Roberto Franca passou a presidir o Centro de Cultura Professor Luís Freire, em Olinda, cargo no qual permaneceria durante dois anos. Entre 1985 e 1986, assume a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Em 1986, Franca coordenou o programa Mutirão contra a Violência, idealizado pela Prefeitura de Recife na gestão de Jarbas Vasconcelos (PMDB). Foi secretário de Justiça de Pernambuco no segundo Governo Miguel Arraes, de 1988 a 1990, quando passou a comandar a Secretaria de Segurança Pública.

Em 1990, Roberto Franca se elege deputado federal numa chapa liderada por Arraes. No primeiro ano de mandato, atuou como membro titular das comissões de Viação e Transportes, Desenvolvimento Urbano e Interior e de Defesa Nacional da Câmara. Em 1995, no terceiro Governo Arraes, assume novamente a pasta da Justiça, onde permaneceu até o final da gestão. Com o término do governo, ele voltou a exercer o cargo de procurador judicial da Prefeitura de Recife.

Depois disso, surge um novo desafio: Franca assume a função de Secretário de Políticas Socais na gestão de Luciana Santos (2001/2008), em Olinda, onde permaneceria por sete anos.

No final de 2016, assume a presidência da Funase (Fundação de Atendimento Socioeducativo). No início de 2017, deixa a Funase para a assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).

O novo secretário da SDSCJ é casado com a assistente social Maria Cristina Ferreira Lima e tem três filhas.

 

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar