15.08.2017 - 17:11
Comitê para a Primeira Infância realiza reunião
Por Alexandre Acioli
Objetivo é unificar e fortalecer as ações e políticas públicas que já são desenvolvidas para as crianças de zero aos seis anos de idade
Foto: Pedro Luiz

O Comitê Intersetorial de Políticas para a Primeira Infância (CIPPPI), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), realizou a primeira reunião ordinária na manhã desta terça-feira (15/08). O objetivo foi discutir as estratégias de ação e fortalecimento do trabalho voltado ao atendimento a esse público.

O encontro, que aconteceu no Palácio Frei Caneca (prédio da vice-governadoria), no bairro de Santo Amaro – Recife, foi coordenado pelo secretário executivo de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ), João Suassuna.

A intenção, segundo explicou o secretário, é unificar e fortalecer as ações e políticas públicas que já são desenvolvidas para as crianças de zero aos seis anos de idade. O Comitê, de acordo com Suassuna, prioriza as diretrizes da lei federal nº 13.257/2016, que dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância.

“O Governo do Estado, através da SDSCJ/SEPCJ, dedica atenção especial à infância, com a execução de diversos programas e projetos”, disse João Suassuna. Para ele, o grande desafio é articular as ações intersetoriais com vistas à atenção e atendimento integral à primeira infância. O secretário lembrou que o Gabinete de Projetos Estratégicos, subordinado ao governador Paulo Câmara, executa o Programa Mãe Coruja, que acompanha mais de 130 mil crianças e 105 municípios pernambucanos.

Onze secretarias e órgãos estaduais compõem o Comitê Intersetorial de Políticas para a Primeira Infância (CIPPPI), coordenado pela SDSCJ: Ciência e Tecnologia, Cultura, Educação, Saúde, Justiça e Direitos Humanos; Planejamento e Gestão; Turismo, Esporte e Lazer/Empetur; Gabinete do Governador, Gabinete de Projetos Estratégicos e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PE). Cada órgão participa com dois representantes.