30.09.2020 - 14:44
Segunda edição da Jornada do Desenvolvimento Infantil inicia nesta quinta-feira (1º)
Por Mariana Clarissa
Evento promovido pelo Governo do Estado reúne gestores e especialistas da área para discutir as complexidades do tema e as políticas públicas necessárias para a garantia de direitos das crianças e adolescentes

 Ampliar e potencializar temas relevantes sobre os direitos das crianças e adolescentes. Este é objetivo principal da Jornada do Desenvolvimento Infantil, evento promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), que acontece este ano de forma virtual. Em sua segunda edição, o encontro estrutura sua programação para acontecer durante todo o mês de outubro com lives e webinários nos perfis do Instagram e Youtube da Secretaria. O lançamento da Jornada acontece nesta quinta-feira (1º), no Instagram da SDSCJ (@sdscj.govpe), às 15h.

Os bate-papos vão reunir gestores, especialistas e profissionais da área, além de estudantes e a sociedade civil. O secretário da SDSCJ, Sileno Guedes, destaca que a essência da Jornada é estimular a reflexão sobre o desenvolvimento infantil a partir de análises históricas e políticas. “Ao debater o tema sobre essa ótica, a gente vai se deparar com avanços, desafios, fragilizações e a luta pela garantia dos direitos da criança e do adolescente. É colhendo toda essa trajetória e avançar desenvolvendo mais políticas públicas que contribuam para a construção de ambientes seguros e saudáveis ao desenvolvimento de nossas crianças”, ressalta o gestor.

Construída pelas Secretarias Executivas de Criança e Juventude e Assistência Social, a Jornada do Desenvolvimento Infantil tem como norteador o Programa Atenção Redobrada, que desenvolve ações de prevenção, articulação, sensibilização e enfrentamento ao trabalho infantil, à exploração sexual, o consumo de substâncias psicoativas e a venda de bebidas alcoólicas e outras violações de direitos a crianças e adolescentes.

De acordo com o gerente estadual de Políticas para a Criança, Macdouglas de Oliveira, o evento vai enfatizar como o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo da criança gera impactos diretos na construção de sua identidade e nas relações que este público estabelece com as pessoas que estão em sua volta e com a sociedade. “As políticas públicas precisam pautar as condições necessárias e de garantia de direitos para compreender os fatores de risco e promover ações de proteção ao desenvolvimento infantil”, destaca o gestor.

O evento é gratuito e aberto a toda a sociedade. Para participar, é preciso apenas acessar os perfis da SDSCJ no Instagram, através do link www.instagram.com/sdscj.govpe, e no Youtube, por meio do www.youtube.com/secdesenvolvimentosocial.

Confira a programação completa da II Jornada de Desenvolvimento Infantil abaixo:

Lives no Instagram da SDSCJ

01/10 - Lançamento da II Jornada de Desenvolvimento Infantil de Pernambuco

Às 15hr, no perfil do Instagram da SDSCJ [@sdscj.govpe]

Participação de Macdouglas de Oliveira, gestor estadual da Política para Criança e membro da coordenação Colegiada da Rede de Enfrentamento,

15/10 - Desenvolvimento Infantil e paternidade – Discutindo masculinidades e papéis sociais

Às 16hr, no perfil do Instagram da SDSCJ [@sdscj.govpe]

Participação de Luciano Ramos, consultor em masculinidades, paternidades, violências baseadas em gênero e saúde do homem e especialista em políticas públicas para a infância e adolescência

29/10 - Institucionalização e acolhimento das crianças e adolescentes – Reflexões, desenvolvimento e desafios

Às 16hr, no perfil do Instagram da SDSCJ [@sdscj.govpe]

Participação de Alice Bittencourt, membro do Conselho Gestor da Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente (NECA)

Webinários no canal do Youtube da SDSCJ

07/10, das 14h às 16h - Desenvolvimento Infantil: Cenário Atual

14/10, das 14h às 16h – Desenvolvimento Infantil: Pluralidades e Diferenças

21/10, das 14h às 16h – Desenvolvimento Infantil: Faces da Violência

28/10, das 14h às 16h - Desenvolvimento Infantil: Diálogos Necessários

Voltar