26.08.2020 - 10:47
Pernambuco sem mantém bem avaliado nos índices de desenvolvimento do CRAS e do Conselho
Por Mariana Clarissa
Os resultados são frutos de esforços da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, em parceria com os municípios do Estado

 Durante quatro anos, Pernambuco melhorou sua colocação nos índices de Desenvolvimento do CRAS (ID CRAS) e de Desenvolvimento do Conselho (ID Conselho), indicadores nacionais que capturaram a qualidade dos serviços prestados à população por meio das unidades de atendimento. No ID CRAS, entre o ano de 2016 a 2019 O Estado saiu da média de 3,08 para 3,52, o que elevou ele da posição de 23º lugar para 18º no ranking. Já no ID Conselho, o aumento foi de 15%, o que garantiu o 4º lugar na média dos Conselhos Municipais do Brasil.

 

Os dados foram publicados recentemente pela Secretaria Nacional de Assistência Social. O ID CRAS é composto por informações que retratam a estrutura física das unidades, as características qualitativas e quantitativas das equipes de Recursos Humanos, bem como os serviços ofertados à população e os respectivos procedimentos mínimos necessários para uma oferta adequada.

 

Um dado também positivo é a do Recife, que no ano de 2015 estava com nota 3,0 e, em 2019 foi avaliado com nota 3,4, saindo de 22º lugar para 13º no ranking nacional das metrópoles no ID CRAS.

 

A análise dos indicadores permite o Governo do Estado desenvolva estudos para subsidiar o gestor no âmbito da política pública. “Isso traz cenários concretos que ajudam a abandonar perspectivas espontaneístas e que fica a cargo de decisão pessoal e individual de um gestor, como também garante transparência e accontability por parte da população”, pontua o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes.

 

Todos os dados são sistematizados pelo setor de Vigilância Socioassistencial da Secretaria Executiva de Assistência Social, da SDSCJ,  e podem ser acessados por municípios através do SIGAS PE, através do link www.sigas.pe.gov.br/pagina/publicaes . 

Voltar