24.05.2020 - 16:59
Ações sociais serão reforçadas na última semana da Operação Quarentena
Por Jumariana Oliveira
Ações sociais serão reforçadas na última semana da Operação Quarentena

As ações sociais da Operação Quarentena serão intensificadas no últimos dias úteis da iniciativa. Nesta segunda-feira (25), décimo dia de quarentena rígida, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, em parceria com a gestão municipal, promove um novo ciclo de orientações com comerciantes informais de São Lourenço da Mata. Em paralelo, esses profissionais, que foram orientados a suspender atividades consideradas não essenciais, receberão do Governo do Estado, cestas básicas para enfrentar esse período.

A entrega em São Lourenço vai ser iniciada às 7h30, no Centro Social Urbano Tito Pereira. Na cidade, os comerciantes informais foram previamente cadastrados pela gestão municipal, informando a atividade que realizavam antes da pandemia. Para receber a concessão, eles precisam levar documento de identificação com foto e aguardam numa fila, respeitando a distância indicada para evitar aglomerações.

A expectativa da SDSCJ esta semana é distribuir quase 2.300 kits de alimento. Outros 1.715 foram entregues à população de quatro municípios que estão na Operação Quarentena. Além de São Lourenço, a distribuição também já ocorreu em Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe e voltam a acontecer nesses municípios essa semana. Cada cidade recebeu mil cestas básicas, com exceção do Recife, pois a gestão municipal já possui uma ação idêntica.

As cestas contêm feijão carioca,  arroz, macarrão, biscoitos, bolachas, proteína de soja, flocos de milho, leite em pó, sardinha em lata e goiabada. “A distribuição dos kits tem como objetivo amenizar os impactos vividos por essas famílias que precisaram suspender suas atividades. Temos realizado parceria com as prefeituras dos cinco municípios para promover ações sociais de conscientização da importância de manter o isolamento social, levando assistência aqueles que têm sua fonte de renda afetada com a paralisação das suas funções”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes.

Na terça-feira, a ação acontece em Olinda, no bairro de Rio Doce, e também do município de Jaboatão dos Guararapes. Na quarta, haverá nova distribuição em Olinda, no Centro de Referência de Assistência Social do Passarinho.

Pauta:

Ações sociais na Operação Quarentena - apoio e assistência a comerciantes informais

Data: 25/05

Hora: A partir das 7h30

Local: Centro Social Urbano Tito Pereira - Av. Dr. Pedro Augusto Correia Araújo, 01, Centro, São Lourenço da Mata.