13.12.2018 - 15:17
Pernambuco recebe mais 117 imigrantes venezuelanos
Por Alexandre Acioli e Daniela Almeida
Grupo desembarca nesta segunda-feira e ficarão no Recife e Igarassu
Foto: Valter Andrade

Cento e dezessete imigrantes venezuelanos chegam a Pernambuco na tarde desta segunda-feira (17), vindos da cidade de Boa Vista, em de Roraima. Do grupo, 102 serão acolhidos pela Cáritas Brasileira  – organismo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – e 15 pela Ong Aldeias Infantis.

Esta é a terceira vez, este ano, que Pernambuco recebe venezuelanos, desde que o Governo Federal iniciou, em abril, o processo de interiorização do fluxo migratório desses estrangeiros: os primeiros 115 imigrantes desembarcaram no Recife no dia 03 de julho, vindos de Boa Vista (RR). Setenta seguiram para o município de Igarassu, onde foram acolhidos nas Aldeias Infantis; e 45 tiveram como destino a cidade de João Pessoa (PB), para abrigamento pela Pastoral do Migrante daquele Estado. Em 18 de setembro chegaram mais 30 refugiados, que também ficaram nas Aldeias Infantis.

A vinda desse novo quantitativo de venezuelanos para Pernambuco é organizado pela Cáritas Brasileira – organismo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS), que acompanha o processo de integração dos estrangeiros, oferece assistência e regularização da documentação.

Programação - Após o desembarque no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, os venezuelanos seguiram direto para a Unicap, para uma atividade de acolhimento, seguido de jantar, oferecido pela SEASS. O secretário executivo Joelson Rodrigues (SEASS) foi dar as boas vindas ao grupo de refugiados no evento da Unicap 

“O atendimento ocorre com a oferta de serviços públicos, com respeito às diversidades em todas as suas formas, de modo a garantir a atenção igualitária aos imigrantes e suas famílias”, afirma a gerente de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da SEASS, Viviane Cavalcanti Santos. Segundo ela, para o atendimento a esse público é fundamental a integração de políticas públicas para o combate dos riscos e vulnerabilidades sociais do grupo.

Depois eles serão transportados para os 12 imóveis alugados pela Cáritas, onde ficarão abrigados, nos bairros da Boa Vista, Santo Amaro, Coelhos, Encruzilhada e Torreão. Esse grupo irá atuar no projeto PANA, que a Cáritas da Suíça e do Brasil coordena, em parceria com o Instituto Humanitas, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que funcionará na “Casa de Direitos”, inaugurada na última segunda-feira (10), no bloco E da Unicap. A Casa será um ponto de apoio com acompanhamento psicossocial, com atendimento por equipe multidisciplinar e encaminhamento para adesão aos programas da assistência social, saúde e educação da Prefeitura do Recife. 
 
 

 

Voltar