06.04.2018 - 13:32
Por Alexandre Acioli
Secretária da SEASS, Socorro Araújo, faz apresentação sobre o SUAS
Foto: Pedro Luiz

O modelo de gestão do SUAS foi apresentado na manhã desta sexta-feira (06) pela secretária executiva de Assistência Social (SEASS), Socorro Araújo, no 5º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O evento acontece no Centro de Convenções, em Olinda.

A apresentação de Socorro Araújo, que representou o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Cloves Benevides, ocorreu durante a oficina “Orientações técnicas sobre o uso dos recursos do Fundo Municipal da Assistência Social”, que teve como principal palestrante o contador social e gestor da Assistência Social do Estado do Ceará, Paulo Pimenta, no Teatro Guararapes.

Para secretários, gestores e técnicos da área da assistência, foram apresentadas questões sobre a base legal (leis, portarias, resoluções) que fundamentam a utilização dos recursos; o ciclo de financiamento, execução de recursos e formas de transferências; Plano de Ação Municipal, cofinanciamento federal, prestação de contas e a organização das estruturas dos Fundos Municipais entre outros.
A secretária da SEASS disse que abordagem desses assuntos contribui para esclarecer aqueles que têm a responsabilidade de gerir os recursos da assistência social e fazer com que os serviços cheguem aos beneficiários que realmente deles necessitam. Socorro Araújo disse que o compromisso de quem faz a assistência é de fortalecimento do SUAS.
A apresentação estará disponível no site do Sigas.