02.04.2018 - 14:00
Prepara Jovem abre circuito de aulões que beneficiará 10 mil jovens
Por Daniela Almeida
O primeiro aulão será no dia 3 de abril, no Centro de Convenções
Luan, secretário executivo João Suassuna e o professor de Geografia João Correia no aulão

O auditório Tabocas, no Centro de Convenções, em Olinda, ficou pequeno para os mais de 800 jovens do ensino médio em busca da tão sonhada vaga na universidade. Alguns deles sentaram até no chão, próximo ao palco, para não perder o aulão do Prepara Jovem, na tarde dessa terça-feira (04). O aulão de abertura do projeto ficou sob o comando dos professores João Correia (Geografia), Rodrigo Baraúna (Biologia) e Tacio Maciel (Matemática).
Como foi o caso de Luan Miguel Canejo, 17, que mora em Olinda e estava sentado na primeira fila. Luan quer prestar o Enem para Educação Física ou Nutrição, mas sua sede de conhecimento não para por aí. No período da manhã estuda na Escola Barbosa Lima, no Derby, e à tarde saí para cursar Eletromecânica, na Escola Técnica Leiaut Carieli, na Boa Vista, Recife. “Eu nunca tinha participado, sou muito curioso e por isso faço curso técnico paralelo à escola regular”, comentou.
Luan foi convidado para subir ao palco e tirar fotos com os professores e o secretário executivo de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ) e idealizador do Prepara Jovem, João Suassuna. “O projeto é inovador, só existe neste formato em Pernambuco, foi articulado para contribuir ainda mais com os altos índices de educação do Estado. Tivemos retorno de quatro alunos de Carpina, que fizeram o aulão em 2017 e foram aprovados no Enem”, relatou Suassuna.
Com o objetivo de preparar estudantes para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Prepara Jovem é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE).
A novidade deste ano é a caravana dos aulões, que vai rodar por 10 municípios pólos do Estado de Pernambuco, sempre nas Escolas Técnicas Estaduais. Ao todo serão beneficiados diretamente mais de 10 mil alunos e mais de 50 municípios de todas macrorregiões do Estado (Mata, Agreste e Sertão). No próximo sábado (7), o projeto segue para Limoeiro.
Como o sonho de aprender não tem idade, Mônica Maria, 49, que cursa 2º ano do ensino médio na Escola Pedro Celso, em Beberibe, também participou do aulão. “Mesmo achando cansativo estou aqui em busca de realizar o meu sonho de cursar Letras para levar o conhecimento para mais pessoas”, desabafou Mônica. Ela resolveu voltar aos estudos e vai fazer o Enem junto com a filha Vitória Maria, no próximo ano.
Enem – O projeto Prepara Jovem é destinado aos estudantes da rede pública estadual e tem o objetivo de dar suporte aos jovens alunos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, com provas marcadas para os dois primeiros finais de semana de novembro, nos domingo 4 e 11.
Português, geografia, história, biologia, física, química e matemática são as disciplinas que serão abordadas durante as aulas. Os conteúdos serão abordados, respectivamente, pela professora Tereza Albuquerque e pelos professores João Correia, Ivan Cavalcanti, Rodrigo Baraúna, Wendel Santos, Eron Andrade e Tacio Maciel.

Confira os lugares por onde o Prepara Jovem vai passar no Estado de Pernambuco
 

Nº             DATA                      MUNICÍPIO  /  LOCAL
2  07/04 (sábado), 8h às 12    LIMOEIRO  / ETE JOSÉ HUMBERTO DE MOURA CAVALCANTI
3 14/04 (sábado), 8h às 12     LAJEDO   / ETE ANTÔNIO DOURADO CAVALCANTI
4 12/05 (sábado), 8h às 12h   GOIANA  /  ETE ADERICO ALVES DE VASCONCELOS
5 19/05 (sábado), 8h às 12h   RECIFE   /  AUDITÓRIO TABOCAS - CENTRO DE CONVENÇÕES
6 02/06 (sábado), 8h às 12h   ARCOVERDE  / ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
7 09/06 (sábado), 8h às 12h   SÃO JOSÉ DO BELMONTE  / ETE PEDRO LEÃO LEAL
8 23/06 (sábado), 8h às 12h    BONITO /  ETE CÉLIA DE SOUZA LEÃO ARRAES DE ALENCAR
9 25/08 (sábado), 8h às 12h    CARUARU / AUDITÓRIO SENAC
10 01/09 (sábado), 8h às 12h   IGARASSU / ETE JURANDIR BEZERRA LINS
11 15/09 (sábado), 8h às 12h   JABOATÃO DOS GUARARAPES / ETE ADVOGADO JOSÉ DAVID GIL RODRIGUES
12 29/09 (sábado), 8h às 12h   RECIFE  / AUDITÓRIO TABOCAS - CENTRO DE CONVENÇÕES
 
Voltar