28.03.2018 - 16:54
Governo Presente fecha primeiro trimestre com quase 40 mil atendimentos
Por Daniela Almeida e Valter Andrade
Serviços gratuitos são disponibilizados à população semanalmente na Ação da Cidadania
Foto: Marcelo Vidal

Uma ação conjunta entre Governo do Estado, prefeituras e parceiros públicos e privados, tem dado resultados nas comunidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru. A Ação da Cidadania realizou, até março deste ano, um total de 39.757 atendimentos e difusões de políticas, em cinco atividades. A cada sábado, das 8h às 12h, são levados dezenas de serviços à população. O atendimento é rápido e totalmente gratuito.

Nas escolas públicas são disponibilizadas orientações sobre garantia de direitos e cidadania, exames de saúde e emissão de documentos - um dos serviços mais procurados pela população. Na ação no dia 24 de março, em Areias, no Recife, estiveram envolvidas 10 secretarias estaduais e seis municipais, além de cinco parceiros privados. Moradores de Areias, o casal Luíza Rafaela da Silva, 23, e Diego Patrício Silva, 26, conseguiu chegar a tempo de pegar a senha para tirar, respectivamente, carteira de trabalho e identidade. "Como estávamos com bebe de colo, a pessoa na portaria colocou a gente como prioridade", disse Luiza, que aproveitou para pegar o kit de higiene bucal, distribuído gratuitamente.
Luiz Ferreira do Amorim, 60, morador do Ibura há mais de 40 anos, aproveitou para fazer a sua certidão de casamento. “Eu nunca vi grandes coisas aqui, eu tô saindo muito satisfeito com o governo”, afirmou entusiasmado o senhor Amorim. Ele participou da ação no dia 17 de março, realizada na Escola Apolônio Salles, no Ibura (Recife), onde foram realizados 1.205 atendimentos diretos e 4.338 de difusão de políticas públicas.
Na escola as pessoas recebem ainda orientações sobre saúde e prevenção ao uso de drogas; direitos humanos, das mulheres e das pessoas com deficiência, entre outros. A Ação de Cidadania é um mutirão de serviços das secretarias estaduais e municipais, articuladas pelo Programa Governo Presente, que integra a Executiva de Articulação Social (Seart) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).
Segundo o secretário da SDSCJ, Cloves Benevides, a cada edição a ação do Programa Governo Presente fica melhor, com melhores serviços oferecidos por todas secretarias e os parceiros envolvidos. “Este é o nosso objetivo e estamos seguindo. A orientação do governador Paulo Câmara é oferecer mais ações e melhores serviços para o população”, garantiu Cloves.
Desarmamento - Através da Campanha de Desarmamento da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), dentro do Programa Pacto Pela Vida, os policiais receberam três armas de fogo e 49 munições, entregues por moradores, que se sensibilizaram ao lema “menos armas, mais vidas”. Durante este evento um grupo de policiais militares conscientizava as pessoas sobre os riscos e perigos de se ter uma arma de fogo em casa sem regularização.
A Campanha Desarme-se foi criada em 2013 e tem o objetivo de reduzir os furtos, os crimes violentos letais intencionais, crimes de proximidades, como homicídios por motivos banais, além de trazer mais segurança para a população.
Serviços - Os serviços de emissão de documentação civil (RG e CPF), certidões (nascimento e casamento), exames de saúde (testes de glicemia, aferição de pressão, testes de HIV, hepatite, mamografia), consultas ao Detran-PE, Celpe e Compesa foram os mais concorridos, mas outros também vão se tornando procurados pela população, como a equipe do Núcleo de Mediação de Conflitos das Estações do Governo Presente.
Daiana Lee Felix, 40, moradora do Ibura, veio com seu filho para tirar a certidão de nascimento dele, e também aproveitou o serviço de mediação de conflito para tirar dúvidas sobre uma questão judicial com o ex-companheiro. “Quando vi que tinha este serviço eu procurei ajuda, pois meu ex-marido me fez ameaças sobre um processo. Achei muito importante este serviço, me ajudou muito, porque tinha algumas dúvidas”, afirmou Daiana.
A Ação de Cidadania, do Programa Governo Presente, é um trabalho de garantia de direitos e prevenção social da violência, a partir da disponibilização de políticas públicas e ações de cidadania. Atua diretamente em 50 territórios, no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Petrolina, Paulista e Cabo de Santo Agostinho.