19.01.2018 - 16:55
Capacitação do Programa Criança Feliz foi realizada em Caruaru
Por Henrique Figueirôa
As equipes do Criança Feliz farão o acompanhamento e darão orientações aos familiares do programa
Representantes participaram de uma formação para o Programa Criança Feliz

Representantes de municípios da Mata Sul, Agreste Setentrional, Meridional, Central e do Sertão do Pajeú participaram entre os dias 15 e 19 de mais uma turma de formação do Programa Criança Feliz. A mesma aconteceu no Campus II da Asces-Unita na Capital do Forró com a participação de representantes de 18 municípios. O evento foi promovido pela Secretaria Executiva de Assistência Social, através da Gerência de Proteção Social Básica que é ligada a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, sob a gestão do Secretario Cloves Benevides.

Apresentações dialogadas, trabalhos em grupos e dramatizações foram algumas das metodologias trabalhadas através de temas voltados ao trabalho intersetorial, o cuidado para o desenvolvimento das crianças, implementação e organização de visitas domiciliares, processo de planejamento, conceito de família e fortalecimento de vínculos na primeira infância entre outros.

“A capacitação foi excelente, nos deixou tranquilos e confiantes sobre a funcionalidade do Programa e as atribuições que nos cabe, enquanto SUAS, pois vai envolver diversas politicas intersetoriais. Estou muito feliz e confiante no sucesso”, completou Daniela Braga, coordenadora do programa em Caruaru.

“A partir desta capacitação, o Programa começa a existir nos municípios. Os coordenadores e supervisores aqui capacitados terão a incumbência de serem multiplicadores nos seus municípios de equipes, que farão visitas domiciliares ao público alvo do programa: gestantes beneficiadas pelo Bolsa Família, famílias com crianças de até 03 anos, também comtempladas pelo Bolsa Família e grupos familiares  com crianças de até 06 anos beneficiadas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC)”, frisou a Coordenadora estadual do Programa Criança Feliz,  katiuska Lopes

 

O Programa:

O Programa Criança Feliz surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos ferramentas para promover seu desenvolvimento integral.

Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Criança Feliz farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

Os visitadores são capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc. A troca com as famílias será rica e constante. Assim, novos campeões serão criados e a luta pelo desenvolvimento social será vencida.

Principais objetivos:

Promover o desenvolvimento infantil integral;

Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança;

Cuidar da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade;

Fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças.

 

Voltar