20.10.2017 - 14:36
Jovens e idosos unidos através do diálogo e da música
Por Paulo Salgado
Momentos de interação fizeram parte da Semana Estadual da Pessoa Idosa​, promovida pelo Governo Paulo Câmara​
Foto: SDSCJ/Divulgação

 Jovens do Programa Vida Nova e grupos de idosos de Olinda viveram, nesta quinta-feira (19/10), momentos de interação através do diálogo e da música. As apresentações ocorreram no Espaço Cultural Oswaldo Sérgio (Rua São Francisco, n° 26, Carmo, Olinda –PE) e fizeram parte da Semana Estadual da Pessoa Idosa. Com vários instrumentos de percussão, os jovens levaram o batuque da nossa música, proporcionando um dia de alegria para os idosos.

O Programa Vida Nova, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão de Roberto Franca, acolhe a população em situação de risco e rua, oferecendo um conjunto de serviços e ações sociais.
A Proposta de interação entre jovens e pessoas idosas foi elaborada pela Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa do Estado de Pernambuco, que integra a SDSCJ.  
O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Olinda e Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda. Estavam presentes também representantes do Ministério Público retirando dúvidas, e a Secretária de Saúde realizando testes rápidos,
Depois das apresentações do Grupo de percussão, os jovens do Centro da Juventude saíram em forma de cortejo até a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) “Abrigo Nossa Senhora de Lourdes”, que é acompanhada pelo Projeto HumanIdade da SDSCJ. A ideia foi contemplar as idosas que não puderam ir ao evento. 
A coordenadora do Projeto HumanIdade, Renata Guedes, destacou que "a ação refletiu no sentimento de valorização e empoderamento das pessoas idosas, ao se darem conta do quanto têm a ensinar às novas gerações e o quanto têm
a aprender".
Além do grupo de percussão, jovens ofereceram serviço de corte de cabelo e deixaram uma lembrança artesanal para todas as 38 pessoas idosas da ILPI.
Voltar