16.10.2017 - 14:47
SDSCJ abre a Semana Estadual da Pessoa Idosa
Por Alexandre Acioli
O Encontro foi promovido pelo Governo Paulo Câmara, por meio da SDSCJ, comandada por Roberto Franca
Foto: Pedro Luiz

Os cuidados, a atenção e assistência à pessoa idosa e às populações LGBT e com deficiência foram discutidos​,​ nesta segunda-feira (16), durante o Encontro Estadual Integrado de Saúde e Segmentos Sociais​. O evento ​marcou a abertura da Semana Estadual da Pessoa Idosa, que se estende até o próximo domingo (22). ​P​romovido pel​o Governo Paulo Câmara, por meio da​ Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), ​o Encontro foi aberto pelo secretário Roberto Franca, que ressaltou a importância de fortalecer a transversalidade, a intersetorialidade e a integração das discussões de políticas públicas para os diversos segmentos da sociedade.

“Esta é uma característica e uma orientação do governador​ Paulo Câmara, que tem compromissos com o avanço e melhoria das políticas públicas e ações voltadas para os segmentos de idosos, deficientes e LGBT”, afirmou Roberto Franca. Ele lembrou a onda conservadora que toma conta do ​Brasil​ e disse que Pernambuco segue o caminho inverso, lutando contra os preconceitos, dando vez e voz e procurando garantir direitos aos segmentos mais vulneráveis da população.

O Encontro, que teve como tema central “A construção do cuidado integral: a interseccionalidade da pessoa idosa, população LGBT e da pessoa com deficiência”, ocorreu no auditório da Casa da Indústria, no bairro de Santo Amaro (Recife), e contou com a participação de representantes das secretarias estaduais de Saúde (SES) e de Ciência e Tecnologia; Ministério Público (MPPE) e Procuradoria Geral de Justiça; Universidade de Pernambuco (UPE), Comissão da Pessoa Idosa da OAB-PE, dos conselhos estaduais dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedpi-PE), da Pessoa com Deficiência (Coned) e da População LGBT; da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (seccional Pernambuco) e Assembleia Legislativa (Alepe). Mais de 160 pessoas acompanharam as palestras e discussões.

​ Presentes o secretário executivo de Segmentos Sociais, Sérgio Moura, e a superintendente estadual de Apoio à Pessoa Idosa, Lucyana Moreira. ​

O secretário Roberto Franca destacou que ações como esta, as ofertas de serviços e a construção de políticas públicas afirmativas são tão importantes quanto as obras de infraestrutura executadas pelo Governo de Pernambuco, embora tenham menor visibilidade.

Como exemplo​,​ ele citou a criação da Secretaria de Segmentos Sociais (SESES), ligada à SDSCJ, que atua na defesa e promoção da interlocução entre os movimentos sociais ligados aos segmentos LGBT, de idosos, pessoas com deficiência e de igualdade racial​,​ e trabalha no enfrentamento a todas as formas de preconceito, discriminação e violação dos direitos desses segmentos.

Educação – Outro exemplo é o programa em educação integral e semi-integral nas escolas do ensino médio da rede estadual de ensino. São mais de 340 unidades, o que faz de Pernambuco o Estado com a maior rede de educação integral do País e evasão escolar de menor de 2%.​