11.10.2017 - 15:26
​Uma semana de ações em prol da pessoa idosa
Por Paulo Salgado
Semana Estadual da Pessoa Idosa será comemorada de 16/10 a 22/10 com uma série de atividades

Cine debate, seminários, palestras, capacitações e mobilização social vão marcar a Semana Estadual da Pessoa Idosa, promovida pelo Governo Paulo Câmara​, que será aberta, oficialmente, no dia 16/10, ​às 8h30, ​na Casa da Indústria (antiga Fiepe). Na oportunidade, será realizado o Encontro Estadual Integradode Saúde e Segmentos Sociais​, que terá como tema "A construção do cuidado integral: a interseccionalidade da Pessoa Idosa, População LGBT e Pessoa com Deficiência".

No dia 17/10, será realizado um cine debate promovido pela Secretaria da Mulher, no auditório do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM ,às 14h; No mesmo dia, às 16h, a Faculdade de Ciências Humanas de Olinda promoverá uma palestra acerca da promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa.  Às 19h, a Escola Estadual Joaquim Cardoso realizará palestra, promovida pela Secretaria de Educação, referente à valorização da pessoa idosa na comunidade escolar.

Em parceria com o Consórcio Grande Recife, ocorrerá, no dia 18/10, às 8h, uma mobilização social nos terminais integrados dos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Paulista. O objetivo é promover atividade educativa na divulgação dos direitos da pessoa idosa, com a campanha “DISCRIMINAR OU NEGLIGENCIAR A PESSOA IDOSA É CRIME”. Em Caruaru, ainda no dia 18/10, haverá palestra sobre Certificação das Entidades de Assistência Social.

Na mesma data, das 16h às 20h, ocorrerá, na Universidade de Pernambuco – UPE, Seminário com o tema: Diálogos sobre LGBT, Envelhecimento e contextos de Vida, tendo como palestrante a Conselheira do Conselho Nacional de Saúde, Heliana Hemetério.

No dia 19/10, serão realizadas diversas ações, entre elas: Seminário Estadual de Saúde e Envelhecimento da População Negra (Auditório da Secretaria Estadual de Saúde, das 8h às 13h, tendo como palestrante a Conselheira do Conselho Nacional de Saúde, Heliana Hemetério); Seminário da Prefeitura do Recife com a temática “velhices: cores, formas e tons”; Capacitação para as delegacias de polícia acerca da prioridade da pessoa idosa nas entidades públicas e privadas, em parceria com a Secretaria de Defesa Social através da Delegacia Especializada do Idoso. Além disso, a Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa em parceria com o Projeto HumanIdade, promoverá visita dos Jovens beneficiários do Centro da Juventude – CJ a uma Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI.

No dia 21/10, será promovido um dia de lazer em prol do envelhecimento humano no SESC de Jaboatão dos Guararapes. A ação é da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

Para encerrar as atividades da Semana do Idoso, estão programados, para o dia 22/10, passeios de bicicleta em parceria com o Programa Bike sem Barreiras, também no município de Jaboatão dos Guararapes.

Todas as ações seguem as diretrizes do Governo Paulo Câmara e são coordenadas pela Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, dirigida por Lucyana Moreira, em parceria com diversas secretarias estaduais. A Superintendência integra a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, sob a gestão de Roberto Franca, e faz parte da Executiva de Segmentos Sociais, sob o comando de Sérgio Moura.