06.10.2017 - 17:02
Oficina ensina socioeducandos do Cenip Caruaru a decorar toalhas de prato
Por Danúbia Julião
Aulas trabalham técnicas de pintura como sombreamento, nuances, contornos, traços, além de misturas e combinações de cores

Com pincel e tinta, além de muita criatividade, os socioeducandos do Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru trabalham na confecção de toalhas de prato decorados com pinturas. Durante três vezes por semana, os alunos aprendem técnicas de pintura, como sombreado, nuances, traços, contornos, além de conhecer as cores, suas misturas e combinações.

A pintura em toalha de prato é um trabalho que pode ser feito por qualquer pessoa, inclusive por quem não tem experiência com trabalhos manuais. As aulas são ministradas pela agente socioeducativa, Janaína Peixoto, que também ministra aula de confecção de bijuterias na unidade, conhecimentos que ela adquiriu por meio de oficinas ministradas no Cenip Caruaru.

“Os adolescentes começam fazendo pequenas folhas para aperfeiçoar a técnica e logo vão para a toalha de prato e conseguem fazer peças muito bonitas. Eles são muito cuidadosos e preocupados com os detalhes”, revelou a agente socioeducativa Janaína Peixoto.

Para a coordenadora geral do Cenip Caruaru, Maria Clara Amorim, todas as atividades são desenvolvidas também com o intuito de proporcionar a descoberta de valores e capacidades. “Com essa oficina eles desenvolvem habilidades com o pincel, os detalhes, os acabamentos, além de descobrir valores e capacidades, estimulando novas descobertas”, detalhou. Tudo o que é produzido, é vendido. Os valores gerados com a comercialização são revertidos para compra de material.

Voltar