11.08.2017 - 17:16
SDSCJ realiza ação com familiares dos egressos da Funase
Por Daniela Almeida
Pais de jovens foram a sede do Novas Oportunidades nesta semana
SDSCJ/Dispositivo móvel

Os pais de egressos do sistema socioeducativo exercem um papel fundamental na retomada de vida após a passagem pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Foi com esse olhar que o projeto Novas Oportunidades reuniu nesta semana oito famílias, em sua sede no Hipódromo, em Recife. O objetivo era estreitar laços e estabelecer o apoio necessário dos pais para seus filhos não reincidirem na criminalidade.
Voltado para essas pessoas, o governo Paulo Câmara criou, em setembro de 2014, o projeto Novas Oportunidades – Atenção aos Egressos de Internação e Semiliberdade – o N.O, como é mais conhecido. Esse programa é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, da Criança e Juventude, comandada pelo secretário Roberto Franca. Missão: oferecer um conjunto de ações e serviços aos adolescentes egressos das unidades da Funase e seus familiares com o objetivo de diminuir o número de reincidência de atos infracionais.
A metodologia da terapia coletiva foi realizada pela própria secretária executiva de Fortalecimento dos Conselhos e Sistema Socioeducativo, Suelly Cisneiros, responsável pelo projeto N.O, como é conhecido, na Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).
Segundo ela, o ponto em comum, relatado pela maioria dos pais foi não desistir do filho, afinal o projeto N.O é uma chance para o jovem recomeçar a vida. “A ideia é compartilhar as angústias e dificuldades destas famílias montando uma teia de solidariedade, onde todos somos terapeutas. Ganhamos confiança destes pais e, por saber mais de cada jovem cadastrado, poderemos aprimorar o atendimento e realizar as intervenções necessárias.”
As reuniões acontecerão uma vez por mês e o próximo tema, sugerido pelos familiares, será uma palestra sobre prevenção do uso de drogas. A ideia é que a equipe do Programa Atitude, da SDSCJ, que trata da assistência aos jovens e crianças que utilizam drogas, traga para estes familiares, as experiências de redução de danos com os usuários em Pernambuco. Para tal evento serão convidadas todas as famílias cadastradas no Novas Oportunidades.
 

Voltar