03.07.2015 - 16:08
Seminário discute prevenção e políticas sobre drogas
Por Alexandre Acioli - Responsável Danilo Tenório/ Gerente de Comunicação da SDSCJ
Evento, aberto pelo secretário Isaltino Nascimento, acontece no auditório da Fafire, no Recife
Foto: Pedro Luíz

A expectativa de discutir políticas públicas de prevenção às drogas em Pernambuco levou mais de 500 pessoas à Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) nesta sexta-feira (3), para participar do Seminário de Prevenção em Políticas Públicas sobre Drogas, promovido pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSDH). O evento, que acontece durante todo o dia, foi aberto pelo secretário Isaltino Nascimento.

“A temática do combate às drogas é uma ação estratégica e que tem atenção especial da gestão Paulo Câmara. Está presente no seu plano de governo e foi bastante discutida nos seminários Todos Por Pernambuco, realizados nas 12 Regiões de Desenvolvimento (RD)”, afirmou o secretário Isaltino Nascimento, ressaltando que essa área foi fortalecida com a criação da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas.

“O que queremos é discutir e construir políticas públicas de forma articulada, priorizando as ações preventivas, com educação, assistência, lazer, qualificação e saúde”, justificou Isaltino Nascimento. Ele antecipou que a intenção é descentralizar as discussões, levando às outras regiões, onde as pessoas têm mais dificuldades de se deslocar até a capital.

De acordo com o secretário, além da criação da secretaria executiva, o governador Paulo Câmara assinou um decreto, em maio, criando o Programa Vida Aprendiz, que vai dar oportunidade de trabalho e aprendizado, em todos os órgãos públicos do Estado, aos menores assistidos pela Funase. Outra medida do Estado é a ampliação de 2% para 5% do percentual de mão de obra contratada pelas empresas terceirizadas que prestam serviços à administração pública estadual, destinado para os egressos do sistema socioprisional.

O encontro está reunindo profissionais da rede socioassistencial, assistentes sociais, professores, integrantes dos movimentos sociais, representantes de conselhos e de ONGs que atuam no atendimento aos usuários de drogas e os seus familiares. Uma mesa redonda discutir “O contexto das políticas públicas na prevenção ao uso de drogas”, que teve a apresentação da representante do escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc/ONU) e do coordenador da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Leon Garcia. A mediação foi feita pela secretária executiva de Políticas sobre Drogas, Márcia Ribeiro.

À tarde a mesa redonda foi sobre “Redes de prevenção: experiências exitosas de prevenção”, com a psicóloga da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Larissa de Almeida Nobre Sandoval. Em seguida, acontece a entrega do “Diploma de Mérito pela Valorização da Vida” a pessoas físicas e jurídicas. A premiação é anual, concedida a personalidades e instituições que colaboram de forma científica, cultural, técnica ou clínica com o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas.